O maior dos críticos é você mesmo | Coluna: A Conexão


No grupo que se intitula Nerd, a palavra "crítica" nunca foi tão usada como foi em 2016. Certo que em todos os anos da história do entretenimento, mesmo muito antes do cinema, já era usada e sempre foi algo importante para a arte da qual era criticada, podendo determinar sucesso ou fracasso para determinada obra.

A "crítica nerd" começou a tomar e ganhar forma junto a trilogia do Batman de Christopher Nolan. Foi quando as primeiras fandoms da Internet começaram a usar isso como ponto positivo ou negativo para expor o filme. Ok que já havíamos tido filmes do gênero que tiveram boas e péssimas recepções pela crítica, mas não era o foco de ninguém, não até este 2016.

Vivemos em um ano que a batalha dos titãs no cinema começou, azul contra vermelho, DC contra Marvel. Foi um ano onde 6 filmes de quadrinhos saíram para nos alegrar, 2 da DC e 4 da Marvel (2 pela Marvel Studios e 2 pela FOX) e foi por isso que a fandom mais do que nunca usou a crítica como estratégia de debate.

A Marvel sempre foi detentora de ótimas críticas, desde 2008 com Homem de Ferro e a DC fora da trilogia de Nolan não se saiu bem, Lanterna Verde e Homem de Aço não foram filmes aclamados pela crítica, e nem pelo público, e a DC queria virar o jogo neste momento, onde apostou forte, colocando seus 3 maiores ícones em um filme e um grupo qualquer de desconhecidos mas com um marketing pesado, porém por escolhas em ambos os filmes não agradou a todos.

Mas afinal, onde quero chegar com isso? Muitas pessoas desistiram de ver vários filmes este ano por conta da crítica e isso não prejudica apenas o estúdio, mas nós também, pois quanto menos o estúdio lucra, menos material temos. E não é apenas isso, conheço 4 pessoas que quando assistiram Batman V Superman se arrependeram de não terem ido ao cinema para ver o filme. O grande ponto é, Independece Day, Warcraft, X-Men, Assassins Creed, Batman V Superman e Esquadrão Suicida, todos foram massacrados pelas críticas, mas quem garante que você não vá gostar? Não gosto de 80% dos filmes da Marvel que são uma obra de arte para a crítica e amo a franquia X-Men que sofre ataques a cada novo filme, não tenho vergonha de dizer que gostei de Esquadrão Suicida e nem preciso dizer novamente que achei Batman V Superman o melhor filme de quadrinhos.

Não leve a crítica como a sua opinião, não a tenha como base para formar a sua. Vá ao cinema, se divirta, as vezes você pode ter a melhor experiência em uma sala de cinema com aquele filme que todos odiaram. Você é o maior crítico!

*
Jhonatan Cespedes é o criador do Sociedade Geek e colaborador aqui no Will,Who
Anterior
Next Post »