X-Men e a sua importância para o mundo | Coluna: A Conexão


Os Mutantes da Marvel se tornaram um dos carros chefes da empresa durante anos. Histórias clássicas excepcionais e sua importância dentro e fora dos quadrinhos, fizerem eles se tornarem o que são hoje. Me atrevo a dizer que junto ao Teioso, é o que a Marvel já criou de mais importante em sua história.

Atualmente por uma decisão cinematográfica, a Marvel vem tirando toda a importância dos personagens nos quadrinhos, diluindo cada vez mais e os mandando para outros títulos dentro dela, basicamente acabando com a franquia X-Men. Não culpo a Marvel, entendo o lado dela, seus quadrinhos vão seguir seus filmes para tentar unir ambos os públicos e lucrar mais, mas eles podem simplesmente destruir toda uma geração?

Quem cresceu lendo e assistindo X-Men, sabe que nunca foi apenas uma batalha contra seres malignos e poderosos, X-Men tem a capacidade de nos colocar dentro de seu universo, nos fazer sentir parte deles, eles são a "minoria", eles são pessoas que lutam contra os preconceitos do mundo todos os dias, costumo dizer que todos nós temos e sofremos algum tipo de preconceito, não adianta fugir disto, mas X-Men nos ensina como tratar disso.

Em um mundo onde eles não são aceitos e são tratados como demônios, eles não deixam de lutar pelo humano que tanto o maltrata. A franquia nos mostram 2 coisas, o lados da moeda, a pessoa que tenta acabar com esse preconceito lutando contra ele e a pessoa que tenta erradicar, buscando eliminar todos os diferentes, e isso tanto pelo lado dos mutantes como dos humanos.

A Marvel vem tentando inserir a minoria em seus quadrinhos, mas vejo que isso vem ocorrendo da maneira errada, vem tirando toda a importância de ícones para agradar um grupo diferente, os X-Men servem para isso, servem para inserir um personagem homossexual e ensinar como que se deve lutar por seus direitos, serve para inserir um personagem gay, deficiente, gordo e afins, mas nada disso cem acontecendo mais.

Fico triste em saber que o grupo que mais amei ao lado da Liga da Justiça esteja sendo engavetada aos poucos, e deixa sua luta mais importante, a luta pelas minorias, com uma derrota, cheia de méritos, mas o que adianta um soldado cheio de medalhas em seu peito se o mesmo não está vivo para ostenta-las?

*
Jhonatan Cespedes é o criador do Sociedade Geek e colaborador aqui no Will,Who
Anterior
Next Post »