Filhos de Martha | Coluna: A Conexão


Carinhosamente a internet resolveu apelidar a fatídica cena de Batman V Superman de “Filhos de Martha” muito mais em um tom irônico e/ou sarcástico do que sério em si, muitos consideram uma das piores cenas de BvS e do cinema de quadrinhos no geral e mesmo após 1 ano, a internet ainda comenta.

Venho aqui em defesa a tal cena, na verdade, mais uma vez a internet me obriga a falar de Batman V Superman e obrigará até que Liga da Justiça chegue ao cinema, pois pode ter certeza, Mulher Maravilha não gerará tanto hate quanto Liga.

Tivemos uma cena muito semelhante a cena “Martha” em Logan. Ao final do filme, nossa querida Laurinha diz “Papai, não morra”, vocês não acham forçado? Não acham forçado o fato de estarem a umas 2 semanas juntos, ela basicamente não gostar dele e quase não ter falado com ele o filme todo chama-lo de pai? Não ouve vinculo, não houve tempo para criar tal espaço, na verdade acho que cairia muito melhor ela chamar o Professor X de “vovô”. Não, não estou aqui para falar mal de Logan, pois amei o filme, mas perceberam que a cena é muito mais forçada? Ok, ela não mudou os acontecimentos como aconteceu em Batman V Superman que mudou o rumo do filme, mas foi mais forçado. Capitão América: Guerra Civil teve uma cena ridícula sobre o Bucky, no mesmo gênero e NINGUÉM fala disso.


A cena em Batman V Superman é linda, e ela remete ao Batman humano, ao Batman que sofre com seus problemas do passado, ela quebra aquele homem com uma armadura extremamente pesada que está prestes a destruir seu inimigo, aquela cena humaniza um Deus, afinal, Superman foi tratado como um Deus o filme todo. Percebem como o colocaram no mesmo nível que nós?

Naquele momento Bruce percebe que falhou, percebe que se tornou aquilo que jurou destruir, ela se remete ao momento que seu pai no último suspiro diz “Martha” e depois vem a óbito, isso desmorona Bruce Wayne, ao Clark citar o nome da própria mãe mexe na maior fraqueza e feriada de Bruce, Bruce se vê como um impotente que nada pode fazer, porém simultaneamente Bruce percebe que pode salvar Martha, não sua mãe, mas a mãe de outro alguém.

Talvez o que eu considero como erro é a cena que se sucedi, com Bruce a salvando e dizendo “sou amigo de teu filho”, acho que “amigo” é uma palavra muito pesada e entra no mesmo contexto que a Laurinha, é tudo muito recente, a menos de 10 minutos ele estava querendo exterminar o Superman, então aí houve uma escolha não muito boa para o filme.

Por favor, não me deixem mais falar de Batman V Superman, faz 1 ano, comecem a dar hate em outras coisas para que eu possa virar o disco também. E por mais cenas como esta.

*
Jhonatan Cespedes é o criador do Sociedade Geek e colaborador aqui no Will,Who
Anterior
Next Post »